Como já mencionamos antes no blog a respeito de boca seca, vamos pegar" um gancho" e comentar mais um poquinho sobre esta condição, sendo que desta vez, falaremos não apenas da boca seca, mas como a garganta seca.
O uso do ar condicionado é inevitável na cidade do Rio de Janeiro, mas precisamos ficar atentos para alguns detalhes que podem ser prejudiciais à nossa saúde .
O frio causa um queda da umidade do ar,o que tende a ressecar as vias aéreas das pessoas. Para aqueles por exemplo, que adoram dormir com o ar condicionado ligado, atenção! Ao acordar é quase certo que a boca estará seca e a garganta dolorida e ressecada.
Para evitar ou amenizar estes desconfortos, o uso de uma bacia de água no estabelecimento ou uso de um umidificador, já dá uma melhorada considerável.
Outro fator bem importante é a realização da limpeza dos filtros dos aparelhos e sua troca a cada 3 meses de uso. Os filtros retem bactérias, fungos e outras diversas impurezas. Pneumologistas destacam o bacilo causador de tuberculose e a Legionella causadora de pneumonia , como exemplo de microorganismos encontrados em equipamentos que não realizam higienização constante.
Além da limpeza constante, beber bastante água , se alimentar com frutas, legumes e verduras para sempre manter o corpo hidratado e com boa resistência imunológica ficam como dicas .
É importante lembrar que a garganta seca pode estar associada à outros fatores como: congestão nasal (fazendo com que o paciente respire pela boca) , inalação de fumaça / poluição , processos alérgicos , sinusite... por isso fiquem atentos e procurem um profissional caso ocorra com frequência.