Na fase adulta ou na terceira idade , como em qualquer outra fase da vida, podemos manter uma saúde bucal adequada se cuidarmos dos dentes e freqüentarmos as consultas periódicas ao dentista. Para mantermos dentes e gengivas saudáveis,independe da idade, ou seja, nossos cuidados estarão diretamente ligados ao nosso bem estar . Escovar os dentes após as principais refeições, utilizar pasta dental fluoretada, criar o hábito de usar fio dental e escovar a língua já ajudará muito.
Os idosos apresentam maior dificuldade motora e muitas vezes consomem medicamentos diversos para controlar doenças sistêmicas, mas ainda assim , podem ser bem orientados e ajudados para que continuem sempre sorrindo.
- CÁRIES e PROBLEMAS RADICULARES são mais freqüentes; Use sempre uma pasta com flúor para fortalecer a estrutura dentária;
- SENSIBILIDADE pode agravar com a idade. Pode haver retração gengival, deixando expostas áreas que não estarão protegidas pelo esmalte e que poderão responder de forma dolorida aos estímulos quentes ou frios. Sensibilidade também poderá ocorrer ao ingerir alimentos doces ou amargos.
- BOCA SECA ( XEROSTOMIA) : queixa freqüente dos idosos, pode ser causada pelo uso de medicamentos ou por algum distúrbio de saúde. Comunique o seu dentista para que seja tratada esta condição, evitando danos aos dentes.
* O USO DE PRÓTESES
- As dentaduras tornam mais fácil a vida de muitas pessoas da terceira idade, mas exigem cuidados especiais.
- Os portadores de dentaduras definitivas devem fazer um exame bucal geral pelo menos uma vez por ano.
- Informem-se sobre as diversas opções de próteses, inclusive as suportadas por implantes.
# IMPORTANTE LEMBRAR: A GENGIVITE é um problema que afeta pessoas de todas as idades e que pode se tornar muito sério, especialmente em pessoas de mais de 40 anos. Como as doenças gengivais são reversíveis em seus primeiros estágios, é importante diagnosticá-las o mais cedo possível. As consultas periódicas garantem o seu diagnóstico e o seu tratamento precoce. É importante saber que a boa higiene bucalevita o aparecimento de enfermidades gengivais.
|