sexta-feira, 6 de maio de 2011

A Saúde Bucal dos Adultos e Idosos



Na fase adulta ou na terceira idade , como em qualquer outra fase da vida, podemos manter uma saúde bucal adequada se cuidarmos dos dentes e freqüentarmos as consultas periódicas ao dentista.
Para mantermos dentes e gengivas saudáveis,independe da idade, ou seja, nossos cuidados estarão diretamente ligados ao nosso bem estar . Escovar os dentes após as principais refeições, utilizar pasta dental fluoretada, criar o hábito de usar fio dental e escovar a língua já ajudará muito.

Os idosos apresentam maior dificuldade motora e muitas vezes consomem medicamentos diversos para controlar doenças sistêmicas, mas ainda assim , podem ser bem orientados e ajudados para que continuem sempre sorrindo.



  • - CÁRIES e PROBLEMAS RADICULARES são mais freqüentes; Use sempre uma pasta com flúor para fortalecer a estrutura dentária;




    - SENSIBILIDADE pode agravar com a idade. Pode haver retração gengival, deixando expostas áreas que não estarão protegidas pelo esmalte e que poderão responder de forma dolorida aos estímulos quentes ou frios. Sensibilidade também poderá ocorrer ao ingerir alimentos doces ou amargos.


  • - BOCA SECA ( XEROSTOMIA) : queixa freqüente dos idosos, pode ser causada pelo uso de medicamentos ou por algum distúrbio de saúde. Comunique o seu dentista para que seja tratada esta condição, evitando danos aos dentes.



  • * O USO DE PRÓTESES

    - As dentaduras tornam mais fácil a vida de muitas pessoas da terceira idade, mas exigem cuidados especiais. 

    - Os portadores de dentaduras definitivas devem fazer um exame bucal geral pelo menos uma vez por ano. 

    - Informem-se sobre as diversas opções de próteses, inclusive as suportadas por implantes. 

  • # IMPORTANTE LEMBRAR: A GENGIVITE  é um problema que afeta pessoas de todas as idades e que pode se tornar muito sério, especialmente em pessoas de mais de 40 anos. Como as doenças gengivais são reversíveis em seus primeiros estágios, é importante diagnosticá-las o mais cedo possível. As consultas periódicas garantem o seu diagnóstico e o seu tratamento precoce. É importante saber que a boa higiene bucalevita o aparecimento de enfermidades gengivais. 



    • - TROCA DE RESTAURAÇÕES: fiquem atentos em relação ã restaurações muito antigas na boca. Elas devem estar bem adaptadas, sem infiltrações e não fraturadas. Caso aconteça, avalie a necessidade de substituí-las. Aproveite a oportunidade, se for indicado, para trocar as restaurações antigas de metais por restaurações estéticas. Além de agradar esteticamente, pode ser um meio de remover fatores retentivos de placa. 


      Não existe idade para sorrir ! Que seja sempre !