MORDIDA CRUZADA ou articulação reversa, é uma anomalia dada pela relação vestíbulo lingual entre um ou mais dentes, ou seja, os dentes inferiores ficam vestibularizados ( "anteriores") em relação aos antagonistas superiores.
"A determinação da classificação da mordida cruzada é fundamental para revelar o tratamento a ser adotado"
Embora seja um problema relativamente simples de ser resolvido nas crianças, na idade adulta a situação é diferente, podendo ocorrer até casos com intervenções cirúrgicas. Além de aumentar o risco de causar sérias alterações no desenvolvimento ósseo da face e da mandíbula, há muitas queixas de dores de cabeça e questões estéticas graves, como dentes tortos.
Em crianças, é comum confeccionarmos um aparelho com parafuso expansor fixado nos dentes superiores para expansão da maxila.
O ideal é iniciar o tratamento antes que a criança ou adolescente tenha o chamado surto de crescimento da puberdade, para que haja a separação da rafe palatina - "céu da boca"(uma área estreita e bem definida localizada na região do palato).
Algo parecido com o que ocorre com a "moleira" do bebê no alto da cabeça, ou seja, a rafe palatina não está fechada antes do surto de crescimento e, por isso, a correção da maxila com aparelhos não causa nenhum tipo de trauma.
Mantenha seus dentes alinhados e saudáveis, procure um ortodontista !