segunda-feira, 1 de agosto de 2011

Enxaguatório Bucal



O enxaguatório bucal é de grande importância na rotina diária de saúde bucal, no entanto, vale ressaltar que para usá-lo , é necessário ter indicação e conhecimento ( pacientes precisam ser orientados por profissionais).
No Brasil, ainda é facilitado o acesso a produtos diretamente nas prateleiras das farmácias, e às vezes, os pacientes ( consumidores) não sabem nem que podem estar adquirindo produtos que prejudiquem a sua saúde.

Por exemplo, a clorexidina é um antimicrobiano sintético, com um potencial antiséptico extraordinário, mas no entanto merece uma atenção especial porque pode causar: manchas no esmalte dentário e na língua, alteração de paladar, sensação de queimação na mucosa oral, sabor desagradável, entre outros.Seria o antisséptico ideal caso não apresentasse estes efeitos adversos que limitam seu uso.

Já os enxaguatórios que possuem álcool, podem causar uma hiperqueratinização e descamação da mucosa oral, sensação de ardência e queimação , promovendo uma degeneração celular. Seu uso abusivo pode estar associado ao câncer orofaríngeo. O álcool per se não é cancerígeno,mas sim o acetaldeído metabolizado a partir da sua presença, principalmente pelas bactérias presentes na boca.  De qualquer forma, ainda é um assunto polêmico, logo , até que outros estudos contribuam para o tema, sigamos as orientações recomendadas pelo FDA e ADA, que não estabelecem restrições para o uso diário de antissépticos contanto que tenham demonstrado eficácia.

Os fitoterápicos ainda precisam ser estudados, inclusive porque podem representar uma alternativa economicamente viável à população, mas o controle fitosanitário precisa apurar melhor este método e sua pureza. Recentemente, estudos ainda comprovaram que seu uso pôde contribuir no controle de crescimento desordenado da microbiota oral contornando transtornos causados por cepas resistentes devido ao uso indiscriminado dos antimicrobianos convencionais.

De qualquer foma, podemos afirmar que o uso do enxaguatório, apesar de ser um método eficaz no auxílio do controle mecânico, nunca poderá substituí-lo com o objetivo de remoção de placa. É importante utilizá-lo como um " plus " e nos casos que possuam indicações ( ex.: pós cirurgias, raspagens, alta incidênica de cárie, doenças de gengiva e para pacientes com dificuldades motoras).

OPÇÃO PARA AS CRIANÇAS...

"Combater a placa bacteriana e a cárie não é brincadeira, mas pode ser divertido" (Colgate)

Agora podemos encontrar no mercado, o enxaguatório Plax Magic (Colgate) ou Agente Cool Blue ( J&J), um enxaguatório bucal com flúor e sem álcool, que pinta os dentes e a placa para uma escovação mais efetiva. Ajudará os pequenos a localizarem áreas que ainda precisam ser limpas. Auxilia no estímulo da escovação infantil, tornando este momento mais divertido.

Bochechar com a solução por 01 minuto antes da escovação. Procure as manchas azuis e escove os dentes para eliminá-las.