Apesar de muitos beijoqueiros de plantão ficarem animados com este dia, vale lembrar, que através de uns rápidos beijinhos, pode-se adquirir inúmeras doenças infecto contagiosas. Isso ocorre geralmente através da saliva contaminada e da presença de pequenas feridas, às vezes, até imperceptíveis na boca. Entre as doenças, podemos citar:
GENGIVITE: uma infecção bacteriana que teve sua incidência aumentada nos últimos anos, provavelmente em decorrência do hábito de “ficar” ; Estudos já comprovaram que após um beijo, podemos manter resíduos da saliva do nosso parceiro por até 03 dias na boca.
CÁRIE DENTAL: doença multi fatorial, que tem como uma das causas, a presença em alto nível de Streptococcos mutans na saliva. Claro que envolve a higienização oral, hábitos alimentares (dieta rica em açúcares...)etc.
# ATENÇÃO também as mamães beijoqueiras para a fase que vai de 19 a 33 meses de idade dos pequenos, chamamos este período de " janela de infectividade" e merece atenção devido a ser a época na qual ocorre a colonização inicial do S.mutans nas crianças.
TUBERCULOSE: seu agente etiológico é uma micobactéria denominada Mycobacterium tuberculosis.As regiões atingidas pela tuberculose oral envolvem, usualmente, a língua, mandíbula, maxila, lábios, processos alveolares, gengiva e mucosa jugal, podendo também atingir a região da faringe, amígdalas e cavidade nasal.
MONONUCLEOSE : causada pelo vírus Epstein-Barr(VEB) recebeu como nome popular "doença do beijo". depois de um período de incubação de 30 a 45 dias, a pessoa pode permanecer com vírus para sempre no organismo. Ela pode ser uma doença sem sintomas, ou apresentar: fadiga, dor de garganta, tosse, inchaço dos gânglios, perda de apetite... A doença não costuma ser grave, mas às vezes gera aumento do baço e do fígado e inflamação do coração. Em alguns casos, evolui para hepatite moderada e conjuntivite. Após diagnosticado, geralmente o repouso e a prescrição de um analgésico são as condutas a serem tomadas.
HERPES LABIAL: provocada pelo vírus herpes simplex e pode causar bolhas e feridas nos lábios e pele ao redor da boca. Seus primeiros sintomas podem ser: ardência e coceira na região do lábio, depois podendo apresentar as bolhas e feridas.
SÍFILIS: causa uma ferida indolor no lábio ou na língua e ínguas no pescoço. A transmissão é considerada muito rara,mas não é impossível.
CANDIDÍASE: (sapinho) : surgem áreas brancas na mucosa que, quando raspadas, deixam a região vermelha e sangrante;
entre outras...
# IMPORTANTE : Vale lembrar que um beijo apaixonado queima aproximadamente 6,4 calorias. Usa 34 músculos faciais. Faz o seu coração bater mais rápido e a sua respiração ficar mais profunda. Dilata suas pupilas. Libera endorfina. Diminui a tensão, atrasa o envelhecimento e melhora a sua auto-estima.Faz de você uma pessoa mais feliz.
Escolham bem seus parceiros, beijem bastante e cuidem sempre da saúde!