quinta-feira, 14 de abril de 2011

Odontofobia x Pacientes


"De acordo com o Levantamento Nacional de Saúde Bucal concluído em março de 2004 pelo Ministério da Saúde, 13 % dos adolescentes nunca foram ao dentista, 20% da população brasileira já perdeu todos os dentes, 45% dos brasileiros não tem acesso regular a escova de dente (BRASIL, 2006)".

É fato que o Brasil é um país com desigualdades sociais explícitas, tanto é, que um relatório da ONU, divulgado em julho de 2010, o classificou como o 3o. pior índice de desigualdade no mundo, mas não é apenas a falta de condição financeira dos brasileiros que os afastam das clínicas odontológicas,é também a " fuga em massa" da população impulsionada pelo medo, a tão conhecida: ODONTOFOBIA. 

Estima-se que aproximadamente 40% da população brasileira apresenta características típicas de ansiedade ao serem submetidos a tratamentos dentários. 

O medo pode aparecer em função de algum trauma por acontecimentos anteriores consigo ou com pessoas próximas, por falta de informação, pelo medo do "desconhecido" ou até mesmo no caso de pacientes infantis por influência dos pais, que desde cedo, já associam palavras como "dor" e "medo" a ida ao dentista. 

Já presenciei pais dentro da minha clínica dizendo a seguinte frase: " Vai ser rapidinho meu filho... sei que dói , mas vai passar se ajudar" , ou seja, daí  percebe-se o incentivo. Atenção pais, por favor MOTIVEM os filhotes, sejam POSITIVOS sempre! Estimulem a ida ao dentista e a higienização em casa, desta forma, seus filhos dificilmente "sofrerão" algum dia na cadeira odontológica.

Vale lembrar, que o brasileiro ainda não valoriza, como deveria , a importância da saúde oral, que reflete diretamente na nossa saúde geral. Não apenas responsáveis pela mastigação dos alimentos ( boca - onde se inicia o processo da digestão), pela articulação de palavras e, principalmente, um fator determinante na estética, os dentes tornam-se estruturas primordiais para o organismo. 

Existe um livro chamado " A história da Odontologia" que mostra como a odontologia era exercida desde o mundo primitivo, confesso que naquela época os instrumentos assombravam um pouco e se assemelhavam com objetos de tortura,mas nos dias atuais, tudo tão diferente, já existe até anestesia computadorizada e canetas ( motorzinho) silenciosas.

As consultas preventivas servem exatamente para diagnosticarmos precocemente a presença de alguma anormalidade e/ou realizarmos procedimentos de manutenção da saúde oral.

O medo é subjetivo, mas que o paciente tem colaborado para que esta tendência aumente, ah isso ele tem...

Visite o dentista regularmente, e não apenas nos momentos de dor , inflamações, inchaços...

Lembre-se : Queremos sempre ver sorrisos bonitos e saudáveis em nossos clientes! E é claro em pacientes felizes e seguros, sem medo ;)