* Com o passar dos anos, e do aumento de atividades inseridas na vida das crianças, elas vão aos poucos , tentando "burlar" os cuidados com a higiene. Nos dias de hoje, com tanta facilidade ao acesso à produtos de qualidade e ao consumo do flúor, poucos apresentam lesões cariosas ( desconsiderando as classes menos privilegiadas ), mas ainda assim, apresentam quadros de gengivite consideráveis, conseqüência desta falta de atenção ao cuidar da higienização oral. Inclusive, assumem , sem hesitação, esquecer o uso do fio dental e da escovação da língua.
# GENGIVITE:
Processo inflamatório que caracteriza o primeiro estágio de uma doença gengival. É reversível e causada diretamente pelo acúmulo de placa bacteriana, que quando não removidas liberam toxinas que irritam a mucosa da gengiva. Caso não seja tratada, poderá evoluir para uma periodontite, doença mais agressiva, irreversível , que causa danos aos ossos de suporte e ligamentos (tecido conjuntivo) .
- Sua gengiva sangra durante escovação?
- Ela está avermelhada, com aspecto liso, inchada, sensível?
- Você tem mau hálito e gosto ruim na boca freqüentemente?
Atenção para estes sinais descritos acima, caso as respostas sejam afirmativas, consulte um dentista.
* A partir dos 06 anos, o uso da pasta fluoretada passa a ser indicado. Com os menores, ainda vale ressaltar a importância de não ingerir o produto.
* Explique a importância de uma alimentação saudável. Limite alimentos com açucares e amido ( incluindo refrigerantes);
* Adolescentes que gostam de praticar esportes mais brutos podem utilizar protetores bucais;
* Consulte o clínico e agende uma consulta com o ortodontista para avaliação ( leia nossa publicação sobre ortodontia) ;
* Em geral dos 06 aos 12 anos, as crianças já perderam todos os dentes de leite. Mesmo sendo dentes que estão destinados a cair, eles têm uma importância, que muitas vezes é ignorada pelos responsáveis. Já ouvimos muito as seguintes frases: "Não tem problema este aí estar cariado, vai cair mesmo" ou "Será que podemos arrancar este dentinho feio para chegar um mais bonitinho?" , por este motivo queremos salientar a importância dos dentes de leite:
- Participam da alimentação, no desenvolvimento da fala, digestão e do crescimento apropriado dos ossos faciais ( estimulam o crescimento do osso alveolar - que dá suporte aos dentes);
- Importantes na estética
- Criam espaços e orientam o posicionamento dos dentes permanentes, seus sucessores. Caso sejam perdidos antes do tempo, o ideal seria utilizar um mantenedor de espaço para evitar que futuramente, com o fechamento deste espaço, o permanente fique retido e não consiga erupcionar.