A ortodontia pode ser para prevenir ou para corrigir, você sabia?
Da mesma forma que questiona-se sobre a hora certa para 1a visita ao dentista, muitos perguntam, se existe hora certa para consultar um ortodontista.
Como a área da saúde não é exata, respondemos: depende de cada caso.
Mas seguem algumas dicas:
Com quantos anos deve ser feita minha primeira avaliação com o ortodontista?
A partir dos 06 anos, dependendo da situação, esta pode ser a idade ideal para iniciar uma intervenção, como por exemplo, nos casos de mordidas abertas, mordidas cruzadas e/ou falta de crescimento mandibular.
É importante mencionar , que crianças mais jovens, geralmente, relutam para usar o aparelho e isto pode retardar os resultados esperados, já que a ortodontia móvel precisa muito da colaboração do paciente e de uma responsabilidade suficiente que não pode ser esperada nesta fase.
Na maioria dos casos, as intervenções ( primeira etapa dos tratamentos) são feitas por volta dos 8 anos de idade, são usados aparelho móveis, com intuito de corrigir problemas ósseos e funcionais , já a segunda etapa, com a ortodontia fixa, geralmente ocorre após a erupção dos caninos permanentes ( por volta dos 12/13 anos) e seu objetivo será alinhar o posicionamento dentário.
Lembrando: Os tratamentos não visam apenas movimentação dos dentes, mas também reorganização da musculatura e funções bucais, diretamente relacionados ao futuro posicionamento dos dentes e ao crescimento e desenvolvimento ósseo.
Possíveis problemas nas crianças, que podem ser observados pelos pais:
- dificuldade de se alimentar
- dificuldade na fala
- posição do queixo ( muito para trás ou muito para frente)
- projeção da língua na hora da fala
- hábitos como: sucção dos dedos, ranger dentes, respirar pela boca, roer unhas ou outros objetos...
Modernidade nos tratamentos:
Hoje, não existe mais idade para colocação dos aparelhos. Pessoas em busca de um sorriso bonito e bem alinhado, além de pacientes que querem tratar com a ortodontia , em função de dores causadas por mau posicionamento, levando à má oclusão, recorrem cada vez mais, aos tratamentos e aos diversos tipos de aparelhos que podem ser oferecidos.
Temos brackets metálicos, cerâmicos, brackets com formas de coração,estrela,bola de futebol... ainda podemos sugerir o aparelho fixo convencional ou o autoligável ( que não utiliza borrachinhas, prometendo produzir forças leves e contínuas , com um menor atrito) ...
Caso tenha necessidade, agende uma consulta com um ortodontista e faça uma avaliação. No primeiro contato, serão solicitadas radiografias , fotos e modelos em gesso para estudo do caso. Boa sorte!