sábado, 27 de agosto de 2011

Protetor Bucal


O UFC ( Ultimate Fighting Championship) 134 no Rio de Janeiro, traz duelos de grandes atletas como Maurício Shogun, Anderson Silva e Minotauro, no entanto, apesar de todo preparo físico, técnicas de defesa e força, lembremos que nenhum deles está livre de ser atingido por um golpe diretamente na face.

Não apenas nas lutas, como em qualquer outro esporte de contato e/ou radical, pode ocorrer traumatismo dentário e/ou nos maxilares, por isso, vale a pena prevenir.

O uso de protetores bucais , que funcionarão como uma almofada  para absorver impactos, distribuindo forças durante o golpe, pode ser um método eficiente para redução de danos ou até mesmo para eliminar o possível trauma dentário, lacerações, equimoses...

A Academia Americana de Odontologia Esportiva, afirma que o uso desse aparelho diminui em até 80% os riscos de trauma dental. Cada atleta envolvido em esportes de contato tem 10% de chance de sofrer um acidente dental ou oral.

Sem o uso do protetor bucal personalizado, o risco de sofrer um ferimento nos dentes aumenta mais de 60 vezes. Devido ao fato de ser bem adaptado, o protetor bucal não atrapalha a respiração do atleta, possibilitando uma fala mais fácil e a ingestão de líquidos sem precisar tirá-lo da boca.

Existem protetores de silicone vendidos prontos nas lojas de esporte (geralmente tamanho único, nem sempre ficando estável e seguro) ou aqueles que são confeccionados por dentistas, sendo personalizado, oferecendo maior conforto e maciez.

Vá a luta, mas antes consulte seu dentista! :)